Treinamento em Issabel PBX Presencial

Em virtude da pandemia provocada pelo COVID-19 , nossos Treinamentos Presenciais foram adiados e serão ministrados na modalidade ONLINE, ao Vivo.

Curso Issabel Communication Server

Sobre o Curso

  • Issabel é uma plataforma Open Source utilizando principalmente a tecnologia VoIP (Voice Over IP). É um poderoso PABX IP contendo um vasto repertório de aplicações e funcionalidades, com uma interface web amigável, sendo amplamente utilizado no mundo todo.
  • O curso Issabel Communication Server é um curso prático que abrange uma combinação na medida certa entre teoria e laboratórios, concebidos para fornecer aos alunos a teoria por trás dos conceitos e a experiência prática para implantar e manter, com eficácia, um servidor Issabel. Os alunos aprenderão a configurar e utilizar os principais recursos e soluções de telefonia inovadoras através das funcionalidades disponibilizadas pelo Issabel, além de receberem informações importantes sobre a tecnologia VoIP (Voice Over IP). Faz parte da aprendizagem a conexão do Issabel a uma variedade de dispositivos, como softphones, telefones IPs, conexões entre os servidores Issabel e conexão a provedores VoIP (cada aluno terá uma conta VoIP de uma operadora pública real).
  • Realizando o treinamento em Issabel Communication Server você terá direito a receber o seu certificado impresso. O Certificado é emitido com numeração única permitindo verificar sua autenticidade.
  • Durante o treinamento os alunos terão a disposição fones USB, telefones IP e Gateways de Telefonia, para enriquecer a experiência prática.

Público Alvo

  • Este curso é indicado para diversos públicos, desde profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), mantenedores de PABX tradicionais que desejam aumentar o seu portfólio de soluções, empresas que desejam especializar profissionais para implantar ou manter suas soluções baseadas em Issabel, profissionais que desejam iniciar ou aprofundar conhecimento no mundo VoIP e Issabel, estudantes e entusiastas. Gestores de TI buscam neste curso conhecimentos importantes para implantação de seus projetos de telefonia IP baseado em Issabel.
  • Também é recomendado para aqueles que conhecem sistemas baseados em Asterisk puro, Elastix, FreePBX, SNEP, entre outros, e que precisam implantar funcionalidades disponíveis através da plataforma Issabel.

Conteúdo Programático (Ementa)

Básico de Telefonia

  • Conceitos de Telefonia
  • Interfaces analógicas, digitais, E1 e celulares.

Características do Issabel/Asterisk

  • Hardware computacional e de telefonia
  • Características da rede elétrica: Padronização, aterramento, importância.
  • Funcionalidades e vantagens do Asterisk/Issabel.
  • Entendendo CODECs, transcodificação, protocolos.
  • Versionamento do Asterisk (LTS e Standard).
  • Versionamento e licenciamento do Issabel.

Instalação do Issabel

  • Métodos de instalação da Plataforma Issabel.
  • Características durante a instalação. Diferenças entre as versões.
  • Configuração da interface de rede.
  • Procedimentos/Configurações recomendadas pós-Instalação padrão.
  • Instalação do pacote de áudio para o idioma português Brasil.
  • Debug e mensagens de console, logs do Asterisk.

Configuração do PBX

  • Características dos módulos e suas interconexões.
  • Sequenciamento dos módulos a serem configurados.
  • Criação de ramais: Principais parâmetros, protocolos, melhores práticas.
  • Configuração de telefones IPs e Softphones.
  • Características e parametrização de Grupos de Captura.
  • Habilitação de gravação de conversa telefônica. Características do formato e interface para reprodução e download do arquivo de áudio.
  • Redirecionamento de chamadas condicionais: Não atendimento, ocupado, indisponível.
  • Configuração de siga-me interno e siga-me externo.
  • Configuração de Correio de Voz para os ramais.
  • Facilidades diversas de ramais.
  • Relatórios de ligações, filtros, exportação.
  • Painel do Operador.

Funcionalidades Áudio

  • Importação de arquivos de áudio, formatos exigidos.
  • Ferramentas para conversão de formatos.
  • Música em espera: criação de perfis.
  • Configuração de anúncios personalizados para os módulos.

Grupos de Chamadas

  • Principais parâmetros. Melhores práticas.
  • Configuração de Grupo de Chamadas (Ring Group).

Distribuidor de Chamadas

  • Conceitos de Filas(queues) e Agentes.
  • Diferenças entre Filas e Grupos de Chamadas.
  • Tipos de membros das filas. Diferença entre agentes estáticos e dinâmicos.
  • Configuração de filas.
  • Configuração do módulo CallCenter: Agentes, ramais CallBack, Filas, Pausas. Melhores práticas.
  • Utilização do Console de Agente para login nas filas.
  • Relatórios do módulo CallCenter.

URA - Unidade de Resposta Audível

  • Configuração de URA.
  • Parametrização para discagem para ramais internos e para menu de opções.
  • Tratamento por números inválidos e por timeout.

Operadora VoIP

  • Configuração de Operadora VoIP SIP real.
  • Regras de discagem de saída: Contextualização sobre extensões, padrões de discagem suportadas, caracteres especiais, características sobre o plano de numeração de telefonia brasileiro.
  • Fidelização de operadora, cuidados com a segurança, melhores práticas.
  • Regras de entrada: Contextualização, encaminhamento para o destino desejado.
  • Realização de ligações externas e internas.
  • BlackList: bloquear um número de entrada indesejado.
  • Callback.
  • Controle de Chamadas de Saída. Categorização de ramais.
  • DISA: Direct Inward System Access

Roteamento Baseado em Calendário

  • Configuração de Grupos de Tempo: Melhores práticas, tratamento de feriados e expediente.
  • Configuração de regras condicionais.
  • Utilização de regras condicionais na entrada de ligações externas.

Flash Operator Panel (FOP2)

  • Licenciamento.
  • Instalação do Flash Operator Panel (FOP2).
  • Criação de usuários e perfis.
  • Monitoramento de dispositivos: Ramais, Filas, Troncos.

Protocolo VoIP SIP

  • Principais características, sinalização, Debug, Ferramentas para análise.

Protocolo VoIP IAX

  • Principais características, sinalização, comparação com o protocolo SIP
  • Interligação de Servidores

Gateways IPs

  • Conceitos e exercícios práticos de configuração

Ferramentas Administrativas

  • Criação de Grupos e atribuições de privilégios.
  • Criação de usuários e seleção do perfil desejado.
  • Criação de perfil para Agentes Callcenter
  • Criação de perfil para Usuários internos.
  • Módulo de Backup manual e automático, características e melhores práticas.
  • Módulo de Segurança: Regras de Firewall e Fail2Ban.
  • Console do Asterisk (Asterisk CLI): Principais comandos.

Pré-Requisitos

    • Ao aluno é recomendável que possua conhecimentos básicos do Sistema Operacional Linux, como edição e manipulação de arquivos e navegação de pastas. Também é desejável conhecimento básico de lógica de programação e conhecimentos de redes e do protocolo TCP/IP. Não é necessário experiência anterior em Asterisk ou Issabel.
    • As atividades de laboratório ocorrerão no laptop do próprio aluno, devendo trazê-lo durante todo o período de treinamento, através de uma máquina virtual (VirtualBox). As instruções para instalação e uso do VirtualBox serão fornecidas pelo instrutor previamente aos alunos. Para acesso ao servidor Issabel, via linux, será utilizado um cliente SSH como Putty ou outro que o aluno tenha familiaridade. Ao final do treinamento o aluno terá a disposição um servidor Issabel instalado numa VM em seu computador, permitindo continuidade aos seus estudos.

Data e Local da Próxima Turma

Em virtude da pandemia provocada pelo COVID-19, este treinamento presencial foi adiado e será ministrado na modalidade ONLINE. Clique aqui para saber mais!!!

O próximo treinamento ocorrerá nos dias xx a xx de xxxx de 2020, sendo:

    • Dia xx/xx/2020 - Sexta-feira: das 19hs às 22hs
    • Dias xx/xxe xx/xx/2020 - Sábado e Domingo: das 8hs às 19 hs.

Com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já incluído no investimento)

Carga Horária Total: 23 horas de aula.

Local: Avenida 7 de Setembro, 2246 - Centro - Curitiba/Paraná – Próximo ao Shopping Estação (500m) e a rodoviária de Curitiba.

Investimento

    • Curso Presencial Issabel Communication Server: R$ 1.000,00
    • Estão inclusos neste valor: material impresso para acompanhamento das aulas, materiais didáticos complementares de apoio (arquivos e scripts diversos), certificado impresso e coffee break.
    • Incluso suporte para dúvidas sobre o treinamento durante 3 meses após o término.
    • Os alunos serão convidados a participar de um grupo fechado da TECAMP, no Telegram, para dúvidas sobre o treinamento, troca de experiências e networking. É permitido o ingresso neste grupo somente para ex-alunos da TECAMP.
    • Emitimos Nota Fiscal

Vagas Limitadas!!!

Formas de Pagamento

    • À vista: Boleto Bancário, Transferência Bancária, Cartão de Débito ou Crédito (1x)
    • Parcelado: Cartão de crédito em até 10 vezes sem juros.
    • Para órgãos públicos, mediante nota de empenho entregue com antecedência.
    • Para cartões aceita-se as bandeiras: Visa, Mastercard, Maestro, Hipercard, Elo e Hiper.
    • Não aceitamos cheques.
    • Para modalidade "In Company" existe orçamento específico, em razão de custos de deslocamento, alimentação, hospedagem, entre outros.

Modelo do Certificado Impresso

Frente

Verso com detalhamento da Ementa

Inscrições

Quaisquer dúvidas entre em contato com Alessandro:

Não deixe sua inscrição para última hora! Vagas Limitadas!

Sobre o Instrutor

Alessandro Pimenta

  • Formação: Técnico em Telecomunicações pelo CEFET-PR (1996), Analista de Sistemas pela PUC-PR (2002), possui diversas especializações nas áreas de Gestão de Projetos, Análise de Sistemas, Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Sistemas de Informação. Cursando atualmente Especialização em Computação Forense e Perícia Digital. Possui inúmeros treinamentos e certificações na área de telecomunicações e informática. Possui dCAA - Digium Certified Asterisk Administrator e Certificação Issabel (ICA e ICAE). Também é Parceiro da Issabel LLC.
  • Experiência Profissional: Profissional com larga experiência em Telecomunicações (desde 1994) atuando principalmente em sistemas corporativos de telefonia (centrais telefônicas de médio e grande porte) e assemelhados. Trabalha com VoIP desde 2001, com Asterisk desde 2005, é instrutor de Curso Asterisk desde 2007. Tem experiência na implantação e manutenção de centrais telefônicas com milhares de ramais, Sistemas Call Center, suporte técnico, consultoria especializada, treinamento e palestrante. Dentre seus alunos constam profissionais de Operadoras Públicas de Telefonia (STFC), Operadoras VoIP (SCM), Ministério do Exército, Governo, mantenedores de PABX tradicionais, Gerentes de TIC, mantenedores de sistemas Asterisk, desenvolvedores, de empresas das mais diversas áreas como saúde, cobrança, educação, transporte, vestuário, industrial, prestação de serviços, entre outros. Presta consultoria, suporte técnico e comercial. Possui clientes dentro e fora do Brasil. Perito Forense nomeado e Assistente Técnico de perícia na área de TIC.

Para conhecer mais sobre o instrutor acesse:

Algumas das empresas capacitadas pela TECAMP

Além de dezenas de outras empresas e profissionais formados

Alguns depoimentos:

Ótimo Curso de Asterisk, Alessandro tem um ótimo conhecimento em Telefonia e sua facilidade de passar conhecimento demonstra uma didática muito boa que acaba facilitando o aprendizado.

Gostaria de agradecer a oportunidade, curso sobre Asterisk nota 10, completo. Alessandro conseguiu passar todo o conteúdo, com exemplos do dia a dia, questões de segurança, etc. Parabéns e obrigado pela troca de experiências e a todos os presentes ;)

Excelente curso! Eu que agradeço a dedicação e o comprometimento em transmitir o conteúdo e até extrapolar o que estava previsto. Além das parte técnica os casos de uso apresentados foram muito importantes para relacionar a aplicação dos conceitos em contextos reais. Sua dedicação e intensidade fizeram diferença, excelente oportunidade de aprendizado!

Eu que agradeço pelos ensinamentos e pela sua ótima didática. Esta de parabéns. Só tenho a agradecer. Abraço

Treinamento e instrutor altamente recomendados. Como alguém que chegou ao treinamento com zero conhecimento em Asterisk, e saiu sabendo configurar o básico (a até algumas coisas mais avançadas) para o funcionamento de um ambiente bacana de telefonia IP, posso afirmar que vale muito a pena.

Excelente treinamento Aprendi muito.

Turmas recentes já ministradas

Turmas Regulares Asterisk:

  • Março/2019
  • Abril/2019
  • Junho/2019
  • Setembro/2019
  • Novembro/2019
  • Março/2020 (Próxima Turma)

Treinamentos na modalidade "In Company":

  • Grupo Uninter / Facinter
  • Marisol
  • Tribunal Regional do Trabalho - TRT-PR
  • Tribunal de Justiça do Amapá

Não deixe sua inscrição para última hora! Inscreva-se para a próxima turma com antecedência!!! Vagas Limitadas!