Treinamento Em Asterisk

A próxima turma de Treinamento em Asterisk ocorrerá nos dias 13 a 15 de Setembro.

Vagas Limitadas !!!

Curso Asterisk Communication Server

Sobre o Curso

  • Asterisk é uma plataforma Open Source para a construção de aplicações de comunicações, utilizando principalmente a tecnologia VoIP (Voice Over IP). É um poderoso PABX IP contendo um vasto repertório de aplicações e funcionalidades, sendo amplamente utilizado no mundo todo.
  • O curso Asterisk Communication Server é um curso prático que abrange uma combinação na medida certa entre teoria e laboratórios, concebidos para fornecer aos alunos a teoria por trás dos conceitos e a experiência prática para implantar e manter, com eficácia, as soluções baseadas no Asterisk. Os alunos aprenderão a criar planos de discagem (dialplan) e soluções de telefonia inovadoras usando os recursos disponibilizados pelo Asterisk, além de receberem informações importantes sobre a tecnologia VoIP (Voice Over IP). Faz parte da aprendizagem a conexão do Asterisk a uma variedade de dispositivos, como softphones, telefones IPs, conexões entre os servidores Asterisk e conexão a provedores VoIP (cada aluno terá uma conta VoIP de uma operadora pública real).
  • Realizando o treinamento em Asterisk Communication Server você terá direito a receber o seu certificado impresso. O Certificado é emitido com numeração única permitindo verificar sua autenticidade.
  • Durante o treinamento os alunos terão a disposição fones USB, telefones IP e Gateways de Telefonia, para enriquecer a experiência prática.

Público Alvo

  • Este curso é indicado para diversos públicos, desde profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), mantenedores de PABX tradicionais que desejam aumentar o seu portfólio de soluções, empresas que desejam especializar profissionais para implantar ou manter suas soluções baseadas em Asterisk, profissionais que desejam iniciar ou aprofundar conhecimento no mundo VoIP e Asterisk, estudantes e entusiastas. Gestores de TI buscam neste curso conhecimentos importantes para implantação de seus projetos de telefonia IP baseado em Asterisk.
  • Também é recomendado para aqueles que conhecem frameworks baseados em Asterisk, como Elastix, Issabel, FreePBX, SNEP, entre outros, e que precisam implantar funcionalidades customizadas e avançadas não disponíveis através da configuração padrão web destas plataformas, precisando atuar diretamente nos arquivos de configurações.

Conteúdo Programático (Ementa)

Básico de Telefonia

  • Conceitos de Telefonia Tradicional Básica
  • Interfaces analógicas, digitais e celulares.

Características do Asterisk

  • Hardware computacional e de telefonia
  • Funcionalidades e vantagens do Asterisk
  • Entendendo CODECs, transcodificação, protocolos.
  • Versionamento do Asterisk (LTS e Standard)

Instalação do Asterisk

  • Pacotes essenciais para o SO Linux
  • Pacotes Asterisk disponíveis
  • Compilação e instalação completa do Asterisk

Configuração do Asterisk

  • Características de arquivos de Configuração
  • Criação de ramais. Herança, parâmetros, melhores práticas.
  • Configuração de telefones IPs
  • Configuração de softphones
  • Plano de discagem: contexto, extensões, prioridades, aplicações.
  • Criação de regras de discagem. Melhores práticas. Herança.
  • Variáveis: manipulação, tipo.
  • Expressões, Funções e Aplicações diversas.
  • Sub-Rotinas.
  • Aplicações condicionais.
  • URA - Unidade de Resposta Audível

Protocolo VoIP SIP

  • Sinalização, Debug
  • Configuração de Operadora VoIP SIP

Protocolo VoIP IAX

  • Sinalização, Comparação com o SIP
  • Interligação de Servidores Asterisk

Caixa Postal (VoiceMail)

  • Criação de caixas postais, aplicações envolvidas
  • Sinalização MWI
  • Envio de mensagem de áudio por e-mail

Registros de Chamadas

  • Campos, funções e aplicações específicas.
  • Gravação de registros de chamadas diretamente em Banco de Dados, com interface web para consulta.

AGI - Asterisk Gateway Interface

  • Variáveis e aplicações disponíveis.
  • Acionamento de programas externos, debug.

Distribuidor de Chamadas

  • Conceitos de Filas(queues) e Agentes
  • Configuração de filas

Asterisk DataBase (AstDB)

  • Estrutura, manipulação dos dados
  • Criação de facilidades utilizando AstDB

Facilidades

  • Estacionamento de Chamadas, Grupos de captura, salas de áudio conferência, transferência por DTMF

Funcionalidades Áudio

  • Música em espera
  • Pacote pt_BR (áudio Português Brasil)
  • Sistema multi-idioma
  • Gravação de conversas telefônicas
  • Aplicações para Reprodução de áudio

Gateways IPs

  • Conceitos e exercícios práticos de configuração

Pré-Requisitos

    • Ao aluno é recomendável que possua conhecimentos básicos do Sistema Operacional Linux, como edição e manipulação de arquivos e navegação de pastas. Também é desejável conhecimento básico de lógica de programação e conhecimentos de redes e do protocolo TCP/IP.
    • As atividades de laboratório ocorrerão no laptop do próprio aluno, devendo trazê-lo durante todo o período de treinamento, através de uma máquina virtual (VirtualBox). As instruções para instalação e uso do VirtualBox serão fornecidas pelo instrutor previamente aos alunos. Para acesso ao servidor Asterisk será utilizado um cliente SSH como Putty ou outro que o aluno tenha familiaridade. Ao final do treinamento o aluno terá a disposição um servidor Asterisk instalado numa VM em seu computador, permitindo continuidade aos seus estudos.

Data e Local da Próxima Turma

O próximo treinamento ocorrerá nos dias 13 a 15 de setembro de 2019, sendo:

    • Dia 13/09/2019 - Sexta-feira: das 19hs às 22hs
    • Dias 14 e 15/09/2019 - Sábado e Domingo: das 8hs às 20hs.

Com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já incluído no investimento)

Carga Horária Total: 25 horas de aula.

Local: Avenida 7 de Setembro, 2246 - Centro - Curitiba/Paraná – Próximo ao Shopping Estação (500m) e a rodoviária de Curitiba.

Investimento

    • Curso Presencial Asterisk Communication Server: R$ 990,00
    • Estão inclusos neste valor: material impresso para acompanhamento das aulas, materiais didáticos complementares de apoio (arquivos e scripts diversos), certificado impresso e coffee break.
    • Incluso suporte telefônico ou e-mail para dúvidas sobre o treinamento durante 3 meses após o término.
    • Emitimos Nota Fiscal

Vagas Limitadas!!!

Formas de Pagamento

    • À vista: Boleto Bancário, Transferência Bancária, Cartão de Débito ou Crédito .
    • Parcelado: Cartão de crédito em até 10 vezes sem juros.
    • Para órgãos públicos, mediante nota de empenho entregue com antecedência.
    • Para cartões aceita-se as bandeiras: Visa, Mastercard, Maestro, Hipercard, Elo e Hiper.
    • Não aceitamos cheques.

Modelo do Certificado Impresso

Frente

Verso com detalhamento da Ementa

Inscrições

Quaisquer dúvidas entre em contato com Alessandro:

Não deixe sua inscrição para última hora! Vagas Limitadas!

Sobre o Instrutor

Alessandro Pimenta

  • Formação: Técnico em Telecomunicações pelo CEFET-PR (1996), Analista de Sistemas pela PUC-PR (2002), possui diversas especializações nas áreas de Gestão de Projetos, Análise de Sistemas, Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Sistemas de Informação. Cursando atualmente Especialização em Computação Forense e Perícia Digital. Possui inúmeros treinamentos e certificações na área de telecomunicações e informática. Possui dCAA - Digium Certified Asterisk Administrator.
  • Experiência Profissional: Profissional com larga experiência em Telecomunicações (desde 1994) atuando principalmente em sistemas corporativos de telefonia (centrais telefônicas de médio e grande porte) e assemelhados. Trabalha com VoIP desde 2001, com Asterisk desde 2005, é instrutor de Curso Asterisk desde 2007. Tem experiência na implantação e manutenção de centrais telefônicas com milhares de ramais, Sistemas Call Center, suporte técnico, consultoria especializada, treinamento e palestrante. Dentre seus alunos constam profissionais de Operadoras Públicas de Telefonia (STFC), Operadoras VoIP (SCM), Ministério do Exército, Governo, mantenedores de PABX tradicionais, Gerentes de TIC, mantenedores de sistemas Asterisk, desenvolvedores, de empresas das mais diversas áreas como saúde, cobrança, educação, transporte, vestuário, industrial, prestação de serviços, entre outros. Presta consultoria, suporte técnico e comercial. Possui clientes dentro e fora do Brasil.

Para conhecer mais sobre o instrutor acesse:

Turmas já ministradas em 2019

  • Março/2019
  • Abril/2019
  • Junho/2019

Não deixe sua inscrição para última hora! Inscreva-se para a próxima turma!!! Vagas Limitadas!