Treinamento em Issabel PBX Online

A próxima turma de Treinamento em Issabel Online ocorrerá nos dias 19 a 22 de Novembro de 2020.

Será a última turma de 2020 !!!

Vagas Limitadas !!!

Curso Issabel Communication Server

Sobre o Curso

  • Issabel é uma plataforma Open Source utilizando principalmente a tecnologia VoIP (Voice Over IP). É um poderoso PABX IP contendo um vasto repertório de aplicações e funcionalidades, com uma interface web amigável, sendo amplamente utilizado no mundo todo.

  • O curso Issabel Communication Server é um curso prático que abrange uma combinação na medida certa entre teoria e laboratórios, concebidos para fornecer aos alunos a teoria por trás dos conceitos e a experiência prática para implantar e manter, com eficácia, um servidor Issabel. Os alunos aprenderão a configurar e utilizar os principais recursos e soluções de telefonia inovadoras através das funcionalidades disponibilizadas pelo Issabel, além de receberem informações importantes sobre a tecnologia VoIP (Voice Over IP). Faz parte da aprendizagem a conexão do Issabel a uma variedade de dispositivos, como softphones, telefones IPs, conexões entre os servidores Issabel e conexão a provedores VoIP (cada aluno terá uma conta VoIP de uma operadora pública real).

  • Realizando o treinamento em Issabel Communication Server você terá direito a receber o seu certificado impresso. O Certificado é emitido com numeração única permitindo verificar sua autenticidade.

  • Este treinamento será executado na modalidade AO VIVO, com interação direta com o instrutor.

Público Alvo

  • Este curso é indicado para diversos públicos, desde profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), mantenedores de PABX tradicionais que desejam aumentar o seu portfólio de soluções, empresas que desejam especializar profissionais para implantar ou manter suas soluções baseadas em Issabel, profissionais que desejam iniciar ou aprofundar conhecimento no mundo VoIP e Issabel, estudantes e entusiastas. Gestores de TI buscam neste curso conhecimentos importantes para implantação de seus projetos de telefonia IP baseado em Issabel.

  • Também é recomendado para aqueles que conhecem sistemas baseados em Asterisk puro, Elastix, FreePBX, SNEP, entre outros, e que precisam implantar funcionalidades disponíveis através da plataforma Issabel.

Conteúdo Programático (Ementa)

Básico de Telefonia

  • Conceitos de Telefonia

  • Interfaces analógicas, digitais, E1 e celulares.

Características do Issabel/Asterisk

  • Hardware computacional e de telefonia

  • Características da rede elétrica: Padronização, aterramento, importância.

  • Funcionalidades e vantagens do Asterisk/Issabel.

  • Entendendo CODECs, transcodificação, protocolos.

  • Versionamento do Asterisk (LTS e Standard).

  • Versionamento e licenciamento do Issabel.

Instalação do Issabel

  • Métodos de instalação da Plataforma Issabel.

  • Características durante a instalação. Diferenças entre as versões.

  • Configuração da interface de rede.

  • Procedimentos/Configurações recomendadas pós-Instalação padrão.

  • Instalação do pacote de áudio para o idioma português Brasil.

  • Debug e mensagens de console, logs do Asterisk.

Configuração do PBX

  • Características dos módulos e suas interconexões.

  • Sequenciamento dos módulos a serem configurados.

  • Criação de ramais: Principais parâmetros, protocolos, melhores práticas.

  • Configuração de telefones IPs e Softphones.

  • Características e parametrização de Grupos de Captura.

  • Habilitação de gravação de conversa telefônica. Características do formato e interface para reprodução e download do arquivo de áudio.

  • Redirecionamento de chamadas condicionais: Não atendimento, ocupado, indisponível.

  • Configuração de siga-me interno e siga-me externo.

  • Configuração de Correio de Voz para os ramais.

  • Facilidades diversas de ramais.

  • Relatórios de ligações, filtros, exportação.

  • Painel do Operador.

Funcionalidades Áudio

  • Importação de arquivos de áudio, formatos exigidos.

  • Ferramentas para conversão de formatos.

  • Música em espera: criação de perfis.

  • Configuração de anúncios personalizados para os módulos.

Grupos de Chamadas

  • Principais parâmetros. Melhores práticas.

  • Configuração de Grupo de Chamadas (Ring Group).

Distribuidor de Chamadas

  • Conceitos de Filas(queues) e Agentes.

  • Diferenças entre Filas e Grupos de Chamadas.

  • Tipos de membros das filas. Diferença entre agentes estáticos e dinâmicos.

  • Configuração de filas.

  • Configuração do módulo CallCenter: Agentes, ramais CallBack, Filas, Pausas. Melhores práticas.

  • Utilização do Console de Agente para login nas filas.

  • Relatórios do módulo CallCenter.

URA - Unidade de Resposta Audível

  • Configuração de URA.

  • Parametrização para discagem para ramais internos e para menu de opções.

  • Tratamento por números inválidos e por timeout.

Operadora VoIP

  • Configuração de Operadora VoIP SIP real.

  • Regras de discagem de saída: Contextualização sobre extensões, padrões de discagem suportadas, caracteres especiais, características sobre o plano de numeração de telefonia brasileiro.

  • Fidelização de operadora, cuidados com a segurança, melhores práticas.

  • Regras de entrada: Contextualização, encaminhamento para o destino desejado.

  • Realização de ligações externas e internas.

  • BlackList: bloquear um número de entrada indesejado.

  • Callback.

  • Controle de Chamadas de Saída. Categorização de ramais.

  • DISA: Direct Inward System Access

Roteamento Baseado em Calendário

  • Configuração de Grupos de Tempo: Melhores práticas, tratamento de feriados e expediente.

  • Configuração de regras condicionais.

  • Utilização de regras condicionais na entrada de ligações externas.

Flash Operator Panel (FOP2)

  • Licenciamento.

  • Instalação do Flash Operator Panel (FOP2).

  • Criação de usuários e perfis.

  • Monitoramento de dispositivos: Ramais, Filas, Troncos.

Protocolo VoIP SIP

  • Principais características, sinalização, Debug, Ferramentas para análise.

Protocolo VoIP IAX

  • Principais características, sinalização, comparação com o protocolo SIP

  • Interligação de Servidores

Gateways IPs

  • Conceitos e exercícios práticos de configuração

Ferramentas Administrativas

  • Criação de Grupos e atribuições de privilégios.

  • Criação de usuários e seleção do perfil desejado.

  • Criação de perfil para Agentes Callcenter

  • Criação de perfil para Usuários internos.

  • Módulo de Backup manual e automático, características e melhores práticas.

  • Módulo de Segurança: Regras de Firewall e Fail2Ban.

  • Console do Asterisk (Asterisk CLI): Principais comandos.

Pré-Requisitos

    • Ao aluno é recomendável que possua conhecimentos básicos do Sistema Operacional Linux, como edição e manipulação de arquivos e navegação de pastas. Também é desejável conhecimento básico de lógica de programação e conhecimentos de redes e do protocolo TCP/IP. Não é necessário experiência anterior em Asterisk ou Issabel.

    • Possuir Desktop ou Laptop, com sistema operacional Windows, Linux ou Mac, atualizados e com direitos administrativos sobre a máquina para instalação de eventuais programas. Deverá ter navegador Google Chrome instalado e headset para interação com o instrutor e softphone.

    • Deverá ter um Softphone pré-instalado no seu smartphone, exemplo Zoiper.

    • Acesso à banda larga estável, recomenda-se com velocidades acima de 5Mbps.

    • As atividades de laboratório ocorrerão numa máquina virtual individual a ser disponibilizada pelo instrutor. Para acesso a este ambiente virtual será utilizado um cliente SSH como o Putty ou outro que o aluno tenha familiaridade. Também fará acesso web. Ao final do treinamento o aluno terá à disposição um servidor Issabel completo instalado, podendo gerar backup completo de todas as configurações utilizadas nos laboratórios, para utilização em outra instalação.

Data da Próxima Turma

O próximo treinamento Online Issabel Communication Server ocorrerá nos dias 19 a 22 de Novembro de 2020, sendo:

    • Dias 19/11 e 20/11/2020 - Quinta e Sexta-feira: das 19hs às 22hs

    • Dias 21/11 e 22/11/2020 - Sábado e Domingo: das 8hs às 19 hs.

Com intervalos para almoço e pausas intermediárias para café, banheiro, etc.

Carga Horária Total: 26 horas de aula.

Investimento

    • Curso Online Issabel Communication Server: R$ 1.100,00

    • Estão inclusos neste valor: apostila para acompanhamento das aulas, materiais didáticos complementares de apoio (arquivos e scripts diversos) e certificado.

    • Incluso suporte para dúvidas sobre o treinamento durante 3 meses após o término.

    • Os alunos serão convidados a participar de um grupo fechado da TECAMP, no Telegram, para dúvidas sobre o treinamento, troca de experiências e networking. É permitido o ingresso neste grupo somente para ex-alunos da TECAMP.

    • Emitimos Nota Fiscal

Vagas Limitadas!!!

Formas de Pagamento

    • À vista: Boleto Bancário, Transferência Bancária, Cartão de Débito ou Crédito (1x)

    • Parcelado: Cartão de crédito em até 8 vezes sem juros.

    • Para órgãos públicos, mediante nota de empenho entregue com antecedência.

    • Para cartões aceita-se as bandeiras: Visa, Mastercard, Maestro, Hipercard, Elo e Hiper.

    • Não aceitamos cheques.

    • Para modalidade "In Company" existe orçamento específico, em razão de custos de deslocamento, alimentação, hospedagem, entre outros.

Modelo do Certificado Impresso

Frente

Verso com detalhamento da Ementa

Inscrições

Quaisquer dúvidas entre em contato com Alessandro:

Não deixe sua inscrição para última hora! Vagas Limitadas!

Sobre o Instrutor

Alessandro Pimenta

  • Formação: Técnico em Telecomunicações pelo CEFET-PR (1996), Analista de Sistemas pela PUC-PR (2002), possui diversas especializações nas áreas de Gestão de Projetos, Análise de Sistemas, Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Sistemas de Informação. Cursando atualmente Especialização em Computação Forense e Perícia Digital. Possui inúmeros treinamentos e certificações na área de telecomunicações e informática. Possui dCAA - Digium Certified Asterisk Administrator e Certificação Issabel (ICA e ICAE). Também é Parceiro da Issabel LLC.

  • Experiência Profissional: Profissional com larga experiência em Telecomunicações (desde 1994) atuando principalmente em sistemas corporativos de telefonia (centrais telefônicas de médio e grande porte) e assemelhados. Trabalha com VoIP desde 2001, com Asterisk desde 2005, é instrutor de Curso Asterisk desde 2007. Tem experiência na implantação e manutenção de centrais telefônicas com milhares de ramais, Sistemas Call Center, suporte técnico, consultoria especializada, treinamento e palestrante. Dentre seus alunos constam profissionais de Operadoras Públicas de Telefonia (STFC), Operadoras VoIP (SCM), Ministério do Exército, Governo, mantenedores de PABX tradicionais, Gerentes de TIC, mantenedores de sistemas Asterisk, desenvolvedores, de empresas das mais diversas áreas como saúde, cobrança, educação, transporte, vestuário, industrial, prestação de serviços, entre outros. Presta consultoria, suporte técnico e comercial. Possui clientes dentro e fora do Brasil. Perito Forense nomeado e Assistente Técnico de perícia na área de TIC.

Para conhecer mais sobre o instrutor acesse:

Algumas das empresas capacitadas pela TECAMP

Além de dezenas de outras empresas e profissionais formados

Alguns depoimentos:

Adriano Rezende

Ótimo Curso de Asterisk, Alessandro tem um ótimo conhecimento em Telefonia e sua facilidade de passar conhecimento demonstra uma didática muito boa que acaba facilitando o aprendizado.

Reinaldo Ayade Júnior

3 dias de muito aprendizado. A TECAMP está de parabéns e o Alessandro nem se fala, exemplo de profissional e um conhecimento absurdo. Tudo de bom para você também professor e com certeza nós encontraremos em breve nas próximas turmas.

Yury Barony

Fiz o curso de Asterisk na TECAMP com o Alessandro Pimenta e só tenho a agradecer pelo conhecimento repassado. O curso foi muito bem conduzido por ele, onde fizemos muitas práticas implementando diversas funcionalidades peculiares ao Asterisk. Além disso o material disponibilizado é sem dúvida muito organizado e completo. O Alessandro é um profissional engajado na comunidade e tem vasta experiência sobre diversos assuntos relacionados a telefonia. Recomendo para todos os interessados.

Leonardo Lopes

Obrigado Alessandro! Foi um prazer imenso participar do curso de Asterisk Communication Server! Até hoje, com certeza, a minha melhor experiência de learning!

Rodrigo Resende dos Santos

Gostaria de agradecer a oportunidade, curso sobre Asterisk nota 10, completo. Alessandro conseguiu passar todo o conteúdo, com exemplos do dia a dia, questões de segurança, etc. Parabéns e obrigado pela troca de experiências e a todos os presentes ;)

Leandro Arruda

Conheci o Alessandro durante um treinamento recomendado e financiado pela empresa em que trabalho para acelerar o processo de entendimento sobre o mundo da telefonia e de desenvolvimento de soluções baseadas em Asterisk. Logo ficou claro o sólido conhecimento técnico e também a enorme capacidade de avaliar cenários envolvendo sistemas de telecomunicações que detém, devido a sua vasta experiência e imersão na área. Mas o que me surpreendeu foi a sua determinação e organização em transmitir conteúdo. Cumpriu fielmente o conteúdo previsto, que não era pouco, em um ritmo que jamais comprometeu o esclarecimento de qualquer dúvida que viesse a surgir, ainda elucidando questões fora do escopo do treinamento, demonstrando estar muito bem à vontade e extremamente atualizado em uma gama de temas relacionados à telecomunicações. Perfil exemplar e que só um profissional "hands-on" pode apresentar.

Anderson Rodrigo Teixeira

Eu que agradeço pelos ensinamentos e pela sua ótima didática. Esta de parabéns. Só tenho a agradecer. Abraço

Felipe souza Baptista

Treinamento e instrutor altamente recomendados. Como alguém que chegou ao treinamento com zero conhecimento em Asterisk, e saiu sabendo configurar o básico (a até algumas coisas mais avançadas) para o funcionamento de um ambiente bacana de telefonia IP, posso afirmar que vale muito a pena.

Marcio Araujo

O Alessandro é um profissional exemplar naquilo que faz. Possui um conhecimento sobre Asterisk/Voip incontestável. Aliado a isto, o relacionamento interpessoal e a capacidade de lidar com pessoas é acima da média. A didática usada em suas palestras/cursos e empenho empregado ali o destaca, tornando-o um excelente mentor. Tive a oportunidade de participar de um de seus treinamento e também de consumir algumas de suas consultorias. Um excelente profissional!

Hildebrando Pimentel de Albuquerque Neto

Ótimo curso, excelente instrutor sabe muito... Quem puder faça. Não se arrependerá do universo de conhecimento que vai adquirir.

Marcio Martins

Excelente treinamento Aprendi muito.

Turmas recentes já ministradas

Turmas Regulares Asterisk e Issabel:

  • Março, abril, junho, setembro e novembro 2019

  • Março, maio, julho e agosto/2020

  • Novembro/2020 (Próxima Turma - Última de 2020)

Treinamentos na modalidade "In Company":

  • Grupo Uninter / Facinter

  • Marisol

  • Tribunal Regional do Trabalho - TRT-PR

  • Tribunal de Justiça do Amapá

  • Remota Tecnologia

Não deixe sua inscrição para última hora! Inscreva-se para a próxima turma com antecedência!!! Vagas Limitadas!

Parte dos alunos do Treinamento Online de Issabel em Julho/2020